A partir da discussão feita em sala sobre as IAs, o documentário “O Dilema das Redes”, o artigo “A Falsa Promessa do ChatGPT” e o texto “Animação Cultural”, deve-se destacar alguns pontos relevantes. Primeiramente, todos abordaram a perigosa relação que está se estabelecendo entre as pessoas e as novas tecnologias, e a maneira que elas burlam a percepção humana de si mesmos, seja pela distorção de sua relação com os objetos ou pela assustadora noção de que suas criações estão realizando funções que por anos acreditou-se serem exclusivas aos seres humanos. Direcionando o olhar para o documentário e o artigo, é interessante apontar o senso de decepção que permeia as obras em relação às novas tecnologias, dado pela noção de que as criações recentes se aproximam de objetivos antiéticos ou rasos quando comparados com o potencial que elas têm em ajudar os seres humanos. Além disso, a dificuldade apontada pela discussão realizada em sala e pelo artigo de Chomsky das IAs atingirem um equilíbrio entre alcançar, simultaneamente, resultados inovadores e uma certa moralidade por parte das máquinas urge atenção.
Primeiro GIF, de João Victor de Souza Santos: Algo a se destacar deste GIF é o uso de cores, que o diferencia dos demais e o tornou mais interessante, especialmente pela maneira que foi feita. Não houve uma preocupação em colocar frames em excesso a fim de intensificar a noção de movimento, algo que acabou favorecendo a imagem, pois deu mais destaque ao processo e a "história" do GIF. Além disso, a obra se encerra com "cortinas" fechando, o que é usado para suavizar a transição entre o fim e o começo da imagem, tornando-a mais harmônica. Um trabalho muito bem feito. Segundo GIF, de João Henrique Vieira Pianetti: O GIF é mais simples que o anterior, possuindo apenas uma imagem se movimentando em um semicírculo. Acredito que a falta de elementos adicionais o tornou desinteressante, apesar do loop da imagem ser extremamente harmônico e bem feito. O que mais me incomoda neste GIF, no entanto, é sua velocidade, que é extrema...
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